terça-feira, 7 de julho de 2009

O CALENDÁRIO CORRELLIANO E A ERA DE AQUÁRIO

O Calendário Correlliano foi desenvolvido como uma alternativa pagã ao calendário gregoriano, cristão, de uso geral.
Há diversos calendários com orientação pagã, que foram desenvolvidos ao longo de anos, mas muitos não são práticos. A maioria destes foi desenvolvida para uso privado, nunca para uso na vida cotidiana – conseqüentemente, terminam por ter pouca utilidade prática.
O Calendário Correlliano foi desenvolvido com a intenção específica de ser um calendário prático para uso no dia-a-dia como um instrumento real. Um calendário de orientação pagã que possua um uso prático, suas correspondências, sua estrutura – uma substituição em larga escala do calendário gregoriano.
99 AD e 99  passa a ser uma abreviação para 1999 Anno Domini e para o ano de 1599 Peixes, respectivamente.

Assim, o Calendário Correlliano pode ser usado na rotina diária para datação de documentos, manutenção de gravações, etc., sem que possa confundir quem o lê.

O calendário correlliano divide a História de acordo com as Eras Zodiacais de 1600 anos cada.

Estas Eras Zodiacais são cíclicas – cada Era iniciando um novo ciclo. Assim, os anos sempre seguem adiante, e nunca retrocedem como podemos observar no calendário gregoriano para datação de eventos na era antes de Cristo. Quando uma Era termina a próxima Era começa como Ano 0 (Zero).

O tema das Eras Zodiacais é comum, baseada na Precessão dos Equinócios. O termo Precessão dos Equinócios se refere à aparente mudança sobre o curso dos séculos numa dada constelação zodiacal o Sol aparece ao Equinócio Vernal.

Entretanto, enquanto muitos sistemas utilizam as Eras Zodiacais, poucas concordam entre si no quanto dura uma Era Zodiacal. Isso ocorre porque o período de uma Era Zodiacal é determinado pelo período em que dada constelação zodiacal o Sol surge ao Equinócio Vernal: desde que as constelações variem grandemente em tamanho, não há como determinar precisamente, dessa forma, o período de tempo. Não somente isso, mas qual constelação zodiacal o Sol surge ao Equinócio Vernal e em que ano a constelação é substituída pela próxima numa série não seria necessariamente a mesma em todas as partes do mundo – de fato, isso não é sempre relevante dos melhores pontos na Terra.

A isso segue, conseqüentemente, que se alguém toma uma Era Zodiacal de igual duração para toda a Terra, esta deverá assumir que elas são baseadas não nas constelações astrológicas somente, mas nos padrões de tempo que se repetem, os quais podem ser deduzidos através de várias formas.

Por esta razão o calendário correlliano, enquanto estruturado zodiacalmente, é certamente baseado na Numerologia, utilizando o número quatro como raiz. O quatro é o número da manifestação física e da estabilidade, o número dos Quatro Quadrantes e dos Quatro Elementos, e por isso um número perfeito para estes propósito.

O uso do número quatro foi inspirado através de um sonho no qual ocorria enquanto o calendário estava sendo formulado.

No calendário correlliano cada Era Zodiacal consiste em um total de 1600 anos (400 vezes 4). Assim, recentemente entramos em uma Nova Era: a Era de Aquário.

O primeiro e último ano da sobreposição de cada era são, na verdade, dois anos em um. Assim o ano de 1600 Peixes foi também o ano 0 (zero) de Aquário, e coincidiu com o ano cristão de 2000 AD.

As últimas Eras estão listadas abaixo:


Era de Gêmeos (4400 - 2800 aC)

Era de Touro (2800 - 1200 aC)

Era de Áries (1200 aC - 400 AD)

Era de Peixes (400 - 2000 AD)

Era de Aquário (2000 - 3600 AD)

Nenhum comentário: